(Tema da primeira abertura do Programa de 1986)
Sinopse
- Gordon Shumway (Paul Fusco / Mihaly Mesaros) é um alienígena de um planeta (fictício) "Melmac", que estava viajando pelo espaço. Após seguir um sinal de radio amador, vindo da Terra, mais especificamente da casa da família Tanner, nos Estados Unidos, onde ele "pousa" a sua nave de forma acidental e se choca com teto da garagem, e devido ao impacto ele desmaia. No momento da queda, dentro da garagem, estavam lá, Willie Tanner (Max Wright), o pai, Kate Tanner (Anne Schedeen), a mãe, Lynn Tanner (Andrea Elson), a filha mais velha e adolescente e o pequeno Brian Tanner (Benji Gregory), o filho caçula. Logo após o susto, a família leva o ET inconsciente para a mesa de centro da sala e pensam no quê vão fazer com ele. Willie apelida a criatura de ALF (Alien Life Form, forma de vida alienígena) e algum tempo depois, ALF se desperta e surpreende os Tanners mais uma vez ao falar e pronunciar a linguá deles. A família então decide hospeda-lo até que ALF faça os reparos necessários em sua para que ele possa partir para o espaço novamente. Mas será mais uma "missão" para os Tanner do que um simples favor, pois manter ALF seguro em meio a tantos curiosos como a sr. Raquel (Liz Sheridan) e sr. Trevor Ochmonek (John LaMotta), e também da "Alien Task Force" (grupamento do exercito que procura extraterrestres), alem de não deixar que ALF apronte nada fora de casa.
O programa e seus criadores
- O programa foi ao ar pela primeira vez no dia 22 de setembro de 1986 no canal da "NBC" e foi dirigido por Peter Bonerz. Seus criadores são, Paul Fusco (criador do ALF) e Tom Patchett (produtor executivo). Paul Fusco no entanto, em 1990,
devido ao falecimento do diretor de controle de marionetes, que Paul considerava insubstituível, decidiu também deixar o programa pra se tratar de uma grave doença que tinha. Após isso Tom Patchett, pediu para a "NBC" (canal que transmitia o programa) deixasse ele dirigir o programa sozinho, porem a "NBC" negou, foi então o fim da sitcom; afinal o gênio do programa era Paul que praticamente era o próprio ALF.
devido ao falecimento do diretor de controle de marionetes, que Paul considerava insubstituível, decidiu também deixar o programa pra se tratar de uma grave doença que tinha. Após isso Tom Patchett, pediu para a "NBC" (canal que transmitia o programa) deixasse ele dirigir o programa sozinho, porem a "NBC" negou, foi então o fim da sitcom; afinal o gênio do programa era Paul que praticamente era o próprio ALF.
(Paul Fusco) |
(Tom Patchett) |
(Peter Bonerz, diretor) |
Sobre o ALF
- Seu nome é Gordon Shumway, mas foi apelidado de ALF. Ele nasceu em 28 de outubro de 1756, e tem 229 anos de idade. Ele é do planeta "Melmac", que se localiza á seis parsecs (unidade de distancia usada em trabalhos científicos de astronomia para representar distancias estelares) adiante da constelação Hidra-Centauro que tem um céu verde, grama azul e sol roxo. Ele é coberto por uma de pelos marrons (a cor descrita por ele é "marrom siena"), seu coração se localiza na cabeça, tem oito estômagos e seu prato preferido é "gato" (seu sonho é comer o gata da casa da família Tanner onde ele mora, chamada "Lucky"; mas ela tem sorte de ter donos que a protege). Ele frequentou a escola por 122 anos e foi capitão de time de "Bouillabaisseball" que se joga com frutos do mar em vez de uma bola. Tinha um melhor amigo chamado Malhar Naik e tem alguns amigos sobreviventes de "Melmac" como Skip e Rhonda, por quem ele é apaixonado. Ele teve por entorno de 30 parentes, os primos Pretty Bay Shumway e Blinky, os tios Tinkle e Goomer, a vovó Shumway. o irmão Curtis, os pais Bob e Flo e os tios Bubba, Wagner e Eugene. E vive atualmente na Terra com uma família humana, os Tanners.
A nostalgia
(Se lembram dessa época?) |
P.S.: ALF foi lançado no Brasil em 1987 pela "rede Globo" com o nome clássico "ALF, o ETeimoso" dentro do programa "Sessão comédia", no final dos anos 90, foi exibido pelo "Canal 21" e pela "Band", e reprisava na "warner", depois em 2004 pelo "SBT" e hoje em dia passa na "Nickelodeon" no bloco noturno "Nick at Nite".
- Os episódios que mais me marcaram na época são "La cucaracha", em que uma barata de "Melmac" que estava na nave de Alf, entra na casa e na tentativa de Kate de mata-la pulverizando com um produto acaba fazendo o parasita crescer devido a química. Esse episodio também é uma parodia do filme "Aliens", e parodiaram até uma trilha sonora existente no filme.
- O outro episodio que me marcou foi "Não é fácil ser diferente" (a do aspargo), em que Brian tem dificuldades de decorar a letra de uma peça para apresentar na escola, então ALF empresta um "dente da sorte" para ele.
(Cadê a tia Tereza?)
- Enfim, tudo era maravilhoso quando eu assistia a serie, eu era apaixonado e sempre quis ter o ALF em casa. E a voz do ALF no Brasil, do dublador Orlando Drummond Cardoso, é a melhor pra mim, sem duvida.
P.S.: Na verdade, parecia que no "Canal 21" só passava esses dois episódios (Eu também não assistia com mais frequência, pois eu nunca olhava a hora que estava passando, o dia e as vezes eu não sabia se passava na "Band" ou no "21").
P.S.: Na verdade, parecia que no "Canal 21" só passava esses dois episódios (Eu também não assistia com mais frequência, pois eu nunca olhava a hora que estava passando, o dia e as vezes eu não sabia se passava na "Band" ou no "21").
Importância
- Esse seriado é um dos melhores e um dos meus favoritos por causa da sua criatividade, inteligencia e humor. Ele é o segundo seriado mais assistido na historia da America, ficando apenas atras de "Friends", e é o seriado mais popular dos anos 80. As referencias envolvendo cultura POP, psicologia e astronomia são muito bem usadas dentro do programa (se lembram do ep. em que ALF cria uma maquete do sistema solar para o projeto de ciências do Brian e adicionou dois planetas á mais que ele os chama de "Dave" e "Alvin"? O "Dave" pode ter sido o planetoide 2060 Chiron, depois de Plutão, descoberto em 1977 pelo astrônomo Charles T. Kowal).
Foi também um dos seriados mais difíceis de se fazer, sendo ALF uma marionete controlada por diretores profissionais que levavam horas para ficar prontas devido ao fantoche ter que estar sincronizado no andar, boca, orelhas, nariz, olhos e braços. Um episodio de 30 minutos de "ALF", levava 25 horas para ficar perfeito. O programa era gravado nos estúdios da "NBC" em Los Angeles (agora esse estúdio é da Viacom).
Uma das partes mais engraçadas
- Tem uma cena no primeiro episodio em que Willie começa a conversar com o ALF e começa a trata-lo como gente, após Kate chamar a sua atenção, Willie comenta com a família, na presença de ALF: "Mas ele é tão humano!" ALF então responde: "Ei, também não é preciso xingar!"
Tem outras que só deu ver a cena eu já rio muito:
Tem outras que só deu ver a cena eu já rio muito:
- Enfim gente, tem muitas outras até mais engraçadas do que essas!
Oque eu sei hoje
* Que o ALF não é um robô, e sim um ventriloco e as vezes um anão vestido de ALF;
(Paul Fusco, criador do ALF) |
(Michu Meszaros, anão que se fantasiava de ALF) |
* Que "ALF" foi baseado no filme "E.T. - O Extraterrestre";
(E.T. do filme "E.T. - O Estraterrestre".) |
- Que algumas das piadas da Kate Tanner tem sentido, como quando ela erra o nome do planeta do ALF no primeiro episodio chamando de "Mork". Este é o nome do alienígena que em 1975 foi interpretado por Robin Willians).
(Mindy / Pam Dawber e Mork / Robin Willians) |
* Que Max Wright apareceu em "Friends" como Terry, o gerente do "Central Perk";
(Max Wright e Jennifer Aniston) |
* Que o ALF já apareceu no seriado "Blossom", num sonho da personagem;
(ALF em "Blossom") |
(Juro que assistia "Blossom" direto, e não me lembro disso.) |
* Que tem um erro de calculo quando ALF diz que á cada 75 anos, um melmaquiano sofre por uma transformação complexa no episodio "Coisa selvagem". Se ele tem (como ele disse) 229 anos, na ordem ele já passou pela transformação:
Idade | Ano |
---|---|
75 | 1832 (1ª vez) |
150 | 1907 (2ª vez) |
225 | 1982 (3ª vez) |
* Que ALF teve 4 temporadas; (eu não assisti a quarta ainda...)
* Que em 1992, no ultimo ano da série "Chaves", no episodio no México "O radinho de Nhonho", Chaves e Chiquinha estão assistindo "ALF", e ALF diz "Tá limpo";
* Que na novela "Rebelde" (brasileira), no capitulo o personagem Pedro cita "O clássico "ALF" na TV a cabo"; logicamente ele se referia ao bloco noturno "Nick at Nite" da "Nickelodeon";
* Que o nome do produtor musical que compôs a musica tema de "ALF" também se chama Alf (Alf Clausen) e ele também compôs a musica tema dos "Simpsons"; (O cara é foda!)
Outras midias
* ALF teve o seu proprio desenho animado de 1987 á 1989, onde aparecia em cada final de episodio;
* Teve um filme em 1996, chamado "Projeto ALF" em que os cientistas da NASA decidem matar ALF para ver as suas cordas vocais, só que com o seu jeito de ser, ALF conquista os coração dos cientistas e tem a ajuda deles pra fugir da "ATF" ("Alien Task Force"). Dirigido por Dick Lowry e roteiro de Tom Patchett e Paul Fusco. (Os atores originais da família Tanner não estão no elenco do filme);
* Teve varias pelúcias e brinquedos, a primeira em 1986, pela "Coleco";
(Se repararam a DJ do serieado "três é demais" e o Junior da "Punky a levada da breca" aparecem nesse comercial)
* Teve um quadrinho pela "Marvel comics"; (Que foi publicada pela "Globo editora", se eu não me engano, entre 1989 á 1990, que ao todo foram 20 volumes.)
* Teve jogos de video game. Não sei exatamente se é, mas poder ser que o "Master System" tenha lançado o primeiro jogo da franquia em 1989;
* Teve participação nas series animadas "Uma família da pesada" (não consegui as "ibagens") e em "Os Simpsons";
(da esquerda pra direita: Marvin Marciano, o alienigena do filme "O dia em que a terra parou" de 1951, Chewbbaca, ALF e Kondos [ou Kang] dos "Simpsons") |
* Teve também varias participações em comerciais;
(Nesse ele aparece com o ator e lutador Hulk Hogan)
* Apareceu em um ep. da "Blossom";
* Em 2009, foram lançados as duas primeiras temporadas em DVD com a dublagem original de Herbert Richers;
(Nesse ele aparece com o ator e lutador Hulk Hogan)
* Apareceu em um ep. da "Blossom";
* Em 2009, foram lançados as duas primeiras temporadas em DVD com a dublagem original de Herbert Richers;
(Spoilers) Personagens e elenco (Spoilers)
* Michu Meszaros: ALF (fantasia)
- Sobre ALF: Seu nome verdadeiro é Gordon Shumway, foi apelidado por Willie de ALF. Ele veio do planeta "Melmac".
- Sobre Michu: Durante a série, quando o personagem "ALF" precisa mostrar o corpo inteiro, ele vestia a fantasia que lhe caia muito bem.
* Max Wright: Willie Tanner.
- Willie é o pai da família, odeia as coisas que ALF faz e sempre tenta manter as coisas em ordem. No fundo ele nutre um grande sentimento por ALF, oque o faz permitir ALF em sua casa e sempre o ajuda.
* Anne Schedeen: Kate Tanner.
- Kate é a dona de casa, assim como seu marido Willie, não gosta das coisas que ALF faz, mas o aceita na família e o adota como um filho. ALF, varias vezes á chama de "Mãe".
* Andrea Elson: Lynn Tanner:
- Lynn é a filha mais velha da família e como uma jovem, tem muitos problemas que são superados sempre. ALF tinha uma paixão por ela que acaba logo. (Ela é muito burra)
* Benji Gregory: Brian Tanner.
- Brian é o filho mais novo, adora ALF e suas traquinagens. Trata ALF como um irmão e tenta ser como ele, mas sempre é impedido por seus pais.
* John LaMotta: Trevor Ochmonek:
- Trevor é um machão preguiçoso, porco e adora mulheres nuas, ou seja: um definitivo homem. Nunca acredita que exista algo desconhecido vivendo ao lado de sua casa como sua mulher Raquel diz. Nunca demonstra muito amor, porem é muito amigo de seu vizinho Willie.
* Liz Sheridan: Raquel Ochmonek:
- Raquel é a esposa de Trevor e é vizinha dos Tanners, quando aparece, vê motivos da existência de algo estranho na casa dos Tanners.
* Jim J. Bullock: Neal Tanner:
- Neal Tanner é irmão de Willie. Ele aprende ser uma pessoa ingenua, mas pede para os outros resolverem os seus problemas. Neal reencontra Willie depois de se separar de sua esposa, Margarett. Após ser apresentado ao ALF por Willie os dois se tornam amigos.
* Paul Dooley: Whizzer.
- Whizzer é o marido de Dorothy, mãe de Kate, que se casou com ele após perder seu marido. Assim como Dorothy, ele sabe sobre ALF e também guarda esse segredo.
* Andrea Covell: Jody.
- Jody é uma mulher cega. Ela aparece no episodio em que ALF queria ter um romance secreto, sem estragar a sua identidade. Ela sabe tudo referente ao ALF. Os dois se tornaram grandes amigos.
* Bill Daily: Larry.
- Larry é um psicologo que sabe sobre ALF, porem o ajuda. Ele conheceu ALF quando Willie pede para que ele o ajudasse a resolver alguns problemas com o alienígena.
* Anne Meara: Dorothy.
- Dorothy é a mãe de Kate, ela descobre sobre ALF quando vai visitar sua filha. Ela sempre briga com ALF, mas eles se entendem principalmente quando ALF dá conselhos que a ajuda. Quando Dorothy ficou deprimida com a morte do marido, ALF ajudou ela a voltar a ser feliz.
* Josh Blake: Jake Ochmonek.
- Jake é sobrinho dos Ochmonek. E é um garoto que sabe sobre ALF. Os dois são grandes amigos e Jake vive perturbando a Lynn com suas cantadas.
Alguns dos atores do elenco mais atualmente
(Michu Mesaroz, que se se vestia de ALF) |
Dubladores do Brasil
* ALF: Orlando Drummond Cardoso.
* Willie: Jose Santanna e Julio Chaves.
* Kate: Ilka Pinheiro e Nelly Amaral.
* Lynn: Miriam Ficher e Flavia Saddy.
* Brian: Jose Leonardo, Danton Mello, Peterson Adriano e Luciano Monteiro
* Weezer: Silvio Navas e Jose Santa Cruz.
* Raquel: Selma Lopez, Maria da Penha e Jane Kelly.
* Trevor: Marcos Miranda, Julio Cesar e Jose Santa Cruz.
* Jake: Danton Mello e Oberdan Junior.
* Dorothy: Angela Bonnati, Selma Lopes.
* Larry: Darcy Pedrosa e Jose Santa Cruz.
* Jody: Sonia Ferreira.
* Neil: Julio Chaves e Marcelo Garcia.
* Estúdio: Hebert Richers (Rio de Janeiro)
Enfim
- É isso gente, boa! Espero que tenham gostado, se faltou algo, podem me esculachar. Espero que tenham gostado. Até a próxima.
Gostei 👍
ResponderExcluir